ASSOCIADAS

UNICAP e OAB lançam curso de informática voltado para advogados sêniores

23/05/2018 12:15


A Universidade Católica de Pernambuco e a Ordem dos Advogados do Brasil lançaram  o curso de extensão Inclusão Digital para Advogado Sênior. A solenidade aconteceu na nova sede da OAB-PE, onde funcionou o Jornal do Commercio, na Rua Marquês do Recife, e reuniu representantes das duas instituições.


O curso foi organizado em dois módulos independentes. O primeiro será de Informática Básica e será ministrado por especialistas da empresa ABS Automoção. A carga horária é de 20 horas e estão sendo disponibilizadas duas turmas com 15 vagas, cada uma. As aulas da primeira começam no próximo dia 18 de junho e serão organizadas por membros da Caixa de Assistência aos Advogados de Pernambuco (Caape). A outra turma terá as atividades iniciadas em agosto.


Já o segundo módulo vai abordar especificamente o Processo Judicial Eletrônico, o chamado PJE. É por esse sistema que os advogados têm instrumentalizado os processos nas instâncias da Justiça. São 15 vagas disponibilizadas e as aulas também começam em 18 de junho sob a organização da Escola Superior de Advocacia (Esa) da OAB. A carga horária será de dez horas.


As aulas nos dois módulos irão acontecer nas salas da Biblioteca Central da Unicap, às segundas, quartas e sextas-feiras. O horário vai das 14h às 16h. As inscrições podem ser feitas até 15 de junho pelo telefone da OAB-PE 3424-1012, ramais 6414 ou 1211, ou pelo endereço www.esape.com.br. Os cursos são gratuitos.


A iniciativa partiu da Comissão do Idoso da Ordem, que é presidida pelo professor do curso de Direito da Unicap, José Maria da Silva, e também da Comissão de Direito à Tecnologia da Informação (CDTI). “Vamos qualificar os nossos colegas que estão excluídos. São pessoas que podem produzir na sua profissão. No entanto, não dominam as ferramentas e por isso estão excluídos”, disse o professor José Maria.


Ao fazer a abertura do evento, o presidente da OAB-PE, Ronnie Duarte, falou sobre a pertinência do projeto. “O advogado sênior vem sofrendo um momento particularmente desafiador. Conversei com alguns advogados experientes que me disseram que estavam sendo impedidos de exercer a advocacia pela dificuldade de utilização do sistema. É um desafio que não olha a idade de ninguém”.


O presidente da Caape, Bruno Baptista, destacou a necessidade de os profissionais se atualizarem em relação ao mundo digital.”Com esse curso, o advogado sênior estará preparado para os desafios da profissão, que não são desafios do futuro, são do presente. É uma realidade que chegou para ficar. É muito importante o advogado se preparar e uma contribuição para que o advogado sênior possa exercer sua profissão com altivez”.


O coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Unicap (Astepi), professor Fernando Lapa, representou o Reitor, Padre Pedro Rubens, na ocasião. Ele ressaltou “a alegria” de estreitar a parceria entre a Universidade e a OAB-PE. “Sintam-se todos os egressos da Unicap, bem como todos os demais advogados, bem acolhidos da Universidade. Uma vez alunos jesuíta, sempre jesuíta. É uma forma de rever e retomar a Universidade”, disse ele.


O evento teve a presença de vários profissionais acima dos 60 anos. Ademilton Freitas foi o primeiro a se inscrever. Aos 74 anos, o ex-aluno dos cursos de História e Direito da Unicap estava entusiasmado com o curso. “Se eu não me atualizar em termos de tecnologia, eu vou ficar impedido de advogar. É também uma forma de voltar à Universidade, de rever amigos e me sentir novamente útil e jovem”.

Dia Nacional da Consciência Negra celebra riqueza cultural, denuncia racismo, cobra direitos e respeito

20/11/2018 12:10

Grupo de trabalho analisará mestrado e doutorado profissionais

20/11/2018 08:51

Comissão da Câmara tenta votar projeto Escola sem Partido nesta terça

20/11/2018 08:43

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.