ASSOCIADAS

Projeto da UNOCHAPECÓ premia ideia inovadora com viagem ao exterior

11/04/2018 15:15

Mais do que incentivar projetos institucionais, o Desafio do Conhecimento, lançado este mês pela Unochapecó, proporciona crescimento pessoal e profissional aos acadêmicos envolvidos. Aberto a todos os cursos da Instituição que têm interesse em participar, o projeto tem como proposta estimular os estudantes a criarem soluções inovadoras para a comunidade em geral ou acadêmica. As inscrições iniciam dia 16 de abril e ficarão disponíveis até dia 30 do mesmo mês. A equipe que apresentar a melhor ideia será premiada com uma viagem internacional.

O Desafio é dividido em quatro fases. A primeira, refere-se a seleção dos cursos que participarão da ação, de acordo com proposta e dados apresentados. Em seguida, na segunda etapa, acontece a seleção dos melhores projetos, realizada internamente por cada curso classificado na primeira fase, conforme edital próprio. Na fase três, as 10 melhores propostas institucionais serão classificadas e cada uma receberá três mil reais para os acadêmicos subsidiarem os custos do projeto. Por fim, uma das propostas é selecionada. O curso vencedor é premiado com uma viagem internacional de uma semana, para Boston ou São Francisco (EUA), Lisboa ou Porto (Portugal) ou Barcelona (Espanha). O objetivo é adquirir experiências acadêmicas no exterior.

ghgh

De acordo com o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, é um projeto desafiador que pretende mobilizar a Instituição em torno da ampliação da aprendizagem. "O Desafio do Conhecimento vem com o intuito de promover uma integração dos nossos acadêmicos, em um contexto de atuação multidisciplinar, com foco na inovação. Junto com este objetivo, está a estratégia de incentivarmos nossos estudantes, a partir da graduação, na busca de soluções para a sociedade", pontua.

 Sobre o projeto

Para participar os cursos devem apresentar uma proposta e enviar os dados completos, além de definir um tema.  As ideias podem abranger áreas de interesse do próprio curso, assim como assuntos institucionais referentes, por exemplo, a melhoria da qualidade acadêmica, assuntos comunitários, internacionalização, inovação ou smart campus.

Ao todo, cinco critérios serão avaliados e cada um valerá de um a 10 pontos. São eles: excelência do projeto quanto à qualidade, objetivo, inventividade e inovação, bem como a possibilidade de transformação em produto, processo, organização e/ou negócio; aderência ao tema proposto pelo curso; consistência no embasamento técnico/teórico, associado a um avanço do estado da arte do problema suscitado; presença de no mínimo uma organização da sociedade interessada no resultado; capacidade de ganho de grande divulgação entre os meios de comunicação e a sociedade em geral. O resultado da avaliação será divulgado no site da Unochapecó.

Os projetos inscritos deverão obrigatoriamente nascer a partir da busca de uma solução ainda inexistente. Ou seja, não poderão concorrer ao prêmio, projetos que já estejam em fase de elaboração. A fase de escolha dos cursos acontece do dia 2 a 14 de maio. Do dia 20 a 24 de agosto, serão selecionados os projetos de cada curso. A fase de escolha dos projetos institucionais será realizada do dia 10 a 24 de outubro. A etapa final para a seleção do projeto vencedor acontece de 26 a 30 de novembro. Mais informações estão disponíveis no edital do Projeto.

Prof° Jorge Audy - PUCRS, é condecorado com a Ordem do Mérito Científico

18/10/2018 12:48

Aprovada proposta de aprimoramento de avaliação da pós-graduação

18/10/2018 12:20

Frente parlamentar e entidades de assistência social pedem recomposição do orçamento do setor

18/10/2018 10:12

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOVIDADES

Artigos, notícias e informativos sobre legislação da área da educação



CONTATO

SEPN 516 Norte, Bloco D, Lote 9,

Edifício Via Universitas, 4° andar

CEP 70.770-524 - Brasília - DF

Entrada pela via W2

(61) 3349.3300

(61) 3347.4951

(61) 3030.2200

(61) 9.9370.3311

abruc@abruc.org.br

REDES SOCIAIS

COPYRIGHT © 2018 ABRUC. A ABRUC não é responsável pelo conteúdo de sites externos.