ASSOCIADAS

Nota máxima no MEC: Unochapecó está entre as melhores universidades do país

08/10/2018 16:17

Texto Gabriel Kreutz*

 

A euforia que sentimos quando tiramos 10 numa prova é muito gratificante. Isso porque ela é a materialização de todo nosso esforço, a recompensa pelas horas de sono trocadas por estudo. É isso que a Unochapecó está sentindo após passar pela avaliação do Ministério da Educação (MEC). A Instituição conquistou nota máxima, numa escala que vai de 1 a 5. O resultado indica que são cumpridas as mais exigentes normas de ensino. Essa sensação de missão cumprida, de que todo trabalho valeu a pena, pode ser sentida por todos, pois é graças a dedicação das pessoas que ela foi possível.

A partir de agora, a Uno integra um seleto grupo de Instituições de Ensino Superior (IES) que alcançaram a nota 5. De acordo com dados do Emec (2018), no Brasil existem 123 IES com Conceito Institucional 5, num universo de mais de duas mil Instituições. Em Santa Catarina, esse número é ainda menor, são apenas seis. Se for considerado somente as Universidades, no Brasil são 21 com nota 5 e no nosso Estado a Unochapecó é a segunda Universidade a conseguir este feito, a única da região Oeste.

“Isso recredencia a Unochapecó como Universidade e a nota indica que ela é uma das melhores do país. Em Santa Catarina somente a Uno e mais uma Universidade possui esta nota. Era isso que a gente esperava da Unochapecó, pois a qualidade que possuímos já é sentida pelas pessoas da nossa região. Agora, confirmamos isso através de um procedimento avaliatório oficial do MEC”, conta o reitor, professor Claudio Jacoski.

A Unochapecó é uma Universidade Comunitária, ou seja, ela foi criada através de uma lei municipal. Isso quer dizer que ela é gerida pela sociedade, através do conselho da Fundeste, e não visa lucro, pois todos os recursos que entram são investidos na própria Instituição. “Essa nota representa o esforço das pessoas que trabalham aqui. É o que a comunidade espera de nós. Tem muito trabalho, pesquisa, ensino e extensão. A nota significa isso, o nosso foco na qualidade, o resultado de uma dedicação conjunta, e nos fortalece enquanto Instituição que quer desenvolver a nossa região com muita qualidade”, destaca.

O sentimento, para o reitor, é justamente o de tirar um 10 em uma prova. “É um momento de extrema alegria para quem está na gestão. O esforço que foi empreendido por todas as pessoas da Universidade é um motivo de orgulho que passa dos limites. É motivo de orgulho, também, para Chapecó e região ter uma Instituição nota cinco e ser referência no país’’.

 

Processo de avaliação

Para chegar à nota 5, a Unochapecó recebeu três professores credenciados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que faz o trabalho de avaliação das Instituições de Ensino Superior do Brasil. “Os avaliadores conferiram todos os itens da Instituição, desde os projetos pedagógicos, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que está em revisão, a qualificação dos nossos docentes e até os espaços físicos, como laboratórios e salas de aulas. Foram três dias intensos de uma varredura da Universidade e análise das condições que a gente possui. Ao final, eles concluíram que as condições são as melhores possíveis dentro dos parâmetros utilizados pelo MEC, que nos coloca no topo da avaliação”, explica o reitor.

Para ter uma noção do valor de cada conceito, as notas 1 e 2 são consideradas insuficientes, a nota 3 atende os parâmetros, a nota 4 é muito bom e a 5 é ótima, acima da expectativa. “A avaliação passa por uma série de quesitos, que são analisados, visitados e avaliados um por um. O somatório de todas essas notas é que nos deu o conceito máximo, ou seja, tiramos muitas notas 5 para chegar à nota final”.

Receber este conceito, que é resultado de uma avaliação minuciosa, para o reitor é a certeza de que a Unochapecó está no caminho certo. “Agora temos um processo de reconhecimento de todos os cursos da Instituição e estamos recebendo comissões dia após dia para fazer esta avaliação. Isso reafirma que estamos na construção de uma Instituição que produz conhecimento, desenvolve a região e oferece o ensino com a melhor qualidade do país. Estamos muito felizes em ser a Instituição do Estado que representa muito bem o interior de Santa Catarina". Nesta semana, durante estas avaliações de recredenciamento, o curso de Farmácia também alcançou a nota 5, reafirmando sua qualidade de ensino.

Neste mês, também, a Unochapecó teve mais uma conquista, a aprovação do seu segundo doutorado. “Até o momento tínhamos um doutorado e sete programas de mestrado. Com a aprovação do doutorado em Ciências Ambientais, a Uno consolida o projeto de Universidade. É um projeto que foi pensado há muito tempo e agora, definitivamente, a gente estrutura ele. Uma Instituição que tem o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação ocorrendo de uma forma organizada, produzindo conhecimento e gerando soluções para nossa comunidade”.

 

Mais um motivo