ASSOCIADAS

ABRUC Briefing

14/04/2020 13:29



CRE

Certificado de Recebíveis da Educação

O Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) foi criado por MPV 221/2004 e posteriormente transformado na Lei 11.076/2004. O CRE pode seguir o mesmo caminho, por Medida Provisória ou Lei Ordinária. Dependerá da capacidade de convencimento, do Setor de Educação, em relação ao Poder Executivo Federal ou Congresso Nacional.

Sugere-se que a União funcione como garantidora nos dois primeiros anos, em razão da crise da Covid-19 que afetou a liquidez do mercado. Minuta dessa legislação já foi protocolizada junto ao Poder Público.

Em relação à potencialidade do CRE, tendo o Mercado Americano como parâmetro:
(fonte: 3r Investimentos)

1. Securitização de 44 milhões em empréstimos estudantis e U$1,5 trilhão de dólares;
2. Empréstimos estudantis privados têm baixa inadimplência, –2,74%;
3. 95% dos empréstimos privados são certificados pelas próprias entidades educacionais;
4. 18,8% dos empréstimos estudantis de programas federais estão atrasados.




Comissão de Justiça da Alepe rejeita projeto do desconto na mensalidade escolar
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MPDFT: projeto que reduz mensalidade escolar é inconstitucional
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Distritais aprovam projeto que flexibiliza pagamento de mensalidades
Mantém o vício de inconstitucionalidade formal ao usar a lei distrital para regular contratos vinculados ao direito civil (vide ADI 1.042)
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Identifica-se, nesse momento, dificuldade do público em geral, estudantes e políticos compreenderem os problemas vivenciados pelas ICES, principalmente no que toca ao custo da manutenção dos serviços remotos. Propõe-se abrir uma campanha unificada que evidencie ao público como as Associadas mantiveram a prestação desses serviços remotos, os projetos de apoio aos serviços de saúde e as ações comunitárias em geral.

A ideia de mostrar o setor agindo conjuntamente e em todo o País visa auxiliar na legitimação das entidades de educação em seus pleitos.




Compreensão da diferença entre aulas remotas e EAD

Experiência de comunicação nunca experimentada nessa escala

Possibilidade de abertura de pesquisas de satisfação

Que herança cultural e de governança corporativa o ensino remoto deixará? Logicamente, a crise conduz as ações de curto e médio prazo. Mas não seria o caso de se compartilhar essas experiências e consolidá-las num estudo durante e logo após esse período?

Seria o caso de se buscar alunos e verificar como eles passaram a estruturar esse conceito e diferenciá-los do EAD com outra pesquisa específica para isso?

Colabore conosco, dialogue esse projeto, contate a ascom.abruc@gmail.com

Rádio Unijuí entrevista José Aguilera e Dyogo Patriota, da ABRUC, sobre o PL 1886 que institui o CRE

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Deputados e entidades defendem novo calendário de ensino com foco na aprendizagem

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Inscrições para o Enem terminam nesta sexta-feira

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